domingo, 17 de agosto de 2008

Analise antes de adoptar!

Adoptar um animal é um acto de responsabilidade!

Um animal não é uma pessoa, mas é um ser vivo com personalidade, sentimentos, emoções e dependências. Tudo isto terá de ser respeitado!

Para além disso, a adopção de um animal implica cuidar (higiene e alimentação), tratar (cuidados médicos) e dar segurança (nunca abandonar) durante a sua vida que poderá ser por muitos e muitos anos.

Assim, e por forma a fazer uma adopção responsável e consciente, analise e responda com toda a sinceridade às questões (se for mais simples, aponte tudo o que pensar/responder sobre cada uma):
  1. Qual a minha experiência com o tipo de animal que pretendo adoptar? Será que tenho estou preparado e/ou tenho informação suficiente?
  2. Tenho outros animais? Se sim, estou preparado para o período de adaptação (que poderá no início ser complicado...)?
  3. Estou preparado para ter um animal toda a sua vida (que pode ser muitos anos)?
  4. Tenho capacidade financeira para suportar tudo os cuidados básicos do animal (desde a alimentação às vacinas, ou outro imprevisto que possa surgir)? E quando for de férias, onde e com quem deixo o animal em segurança?
  5. Tenho espaço suficiente e as condições necessárias para que o animal viva tranquilo e em harmonia com as suas necessidades?
  6. Estou preparado para o animal poder fazer alguns estragos em casa, para sacrificar um ou outro objecto, e não me aborrecer com isso?
  7. Tenho crianças, estou preparado para não permitir que a criança inocentemente maltrate o animal (e assim evitar reacções de defesa mais agressivas por parte do mesmo)?

Se concluir que não se encontra preparado, ou com todas as condições, para fazer uma adopção feliz e responsável, NÃO a faça. Uma adopção é uma relação onde ambas as partes têm de sair a ganhar!

Boa análise e... boa decisão!

(Nota: na Internet encontrará muitos sites, foruns e documentação que o ajudarão a analisar, e a responder, a estas questões.)

Nenhum comentário: